Resolvi fazer um texto comentando, pela primeira vez, uma discografia completa de uma banda que eu adimiro muito a anos!
Thursday
Formada em 1997 nos Estados Unidos, em Nova Jersey na cidade de New Brunswick, eles apostaram no post hard core como estilo, incrementando elementos indie e experimentais em suas canções, além de ter um forte apelo literário.
Waiting (2000)
É quase estampado a influencia de Joy Division nas letras do Thursday. Nesse álbum de lançamento contamos com inclusive uma música chamada "Ian Curtis", que me parece um pouco como um pedido de socorro, um conselho do famoso ex-vocalista do Joy Division.
Sem dúvida, a minha música preferia desse CD é "Where the circle ends", um montante de riffs de guitarra limpa e baixo, com uma batida lenta e ao fundo o vocal recitando um poema que vai fazendo metáforas sobre a condição humana. Lindo.
Full Colapse (2001)
O álbum que fez o Thursday ser notado nacionalmente, muito mais agressivo, muito mais poético, muito mais experimental que o primeiro. Há quem diga que seja o melhor. NEste álbum eles abordam o tema da condição humana e dos conflitos de relacionamento de forma muito trágica como em "Paris in Flames". As músicas de abertura e desfecho não tem nome, apenas um código "A0001" e "i1100", dando uma idéia de modernismo. A musicalidade dispensa comentários, guitarras muito bem trabalhadas, junto com um baixo presente e uma bateria coerente. O vocal não é lá o melhor do mundo, mas ele com certeza sabe expressar através da voz um feeling muito sincero que fica marcado nesse álbum.
Destaque para "Autobiography of a nation" e "Hole in the world", mas a minha preferida é sem dúvidas o single desse álbum "Cross out the eyes".
War All The Time (2003)
Mais agressivo que o antecessor, é talvez o álbum mais ouvido do quinteto norteamericano. O tema do álbum é uma espécie de fim dos tempos, contrastando com os fins de relacionamentos e crises existenciais. Mais politizado que os antecessores, nesse álbum o Thursday procura mesclar uma produção mais elaborada com peso e lirismo. Destaque para "War all the time" que dá nome ao álbum, uma espécie de lembrança reprimida, onde ele compara o que ele sente a uma guerra que nunca acaba.
Ouça "This song brought to you by a falling bomb" e "Steps ascending", minha preferida do álbum é, sem dúvidas "Signals over the air", uma espécie de crítica à midia apelativa.
A City By The Light Divided (2006)
Mantendo o peso, dessa vez o Thursday inicia uma jornada por musicas com batidas rápidas. "Counting 5, 4, 3, 2, 1" é sem dúvida uma música da qual não se deve passar por despercebida. Quem curte Franz Ferdinand vai notar uma semelhança em um verso. Arrisco até a dizer que uma das bandas copiou a outra.
Vale lembrar que o Thursday fala muito de por fogo na cidade, ver tudo queimar, e isso não é diferente nesse álbum. O desejo deles por ver tudo em chamas consiste ainda nesse álbum, além de parecer que eles escreveram metade das letras num avião, muitas delas falam de voos e etc. Mas sem dúvidas, o tema principal desse álbum é um tributo a "luz".
Destaque para "Arc-lamps, signal flares, a shower of white (the light)" que na minha opinião dispensa comentários. Minha preferida? "Autumn leaves revisited".
Kill The House Lights (2007)
Muito mais maduros musicalmente e sem deixar o hard core de lado, o álbum já começa com um soco na cara "Ladies and gentleman: my brother, the failure". Infelizmente, o álbum não apresenta apenas músicas inéditas. 5 das 12 músicas são versões demo ou ao vivo de outras. Mas as inéditas fazem valer, com certeza. Letras muito mais penetrantes e trágicas, o CD é quase um musical violento e dramático. Muito mais forte que os outros, destaque para "Dead Songs", outra pancada. Legal também destacar "A sketch for time's arrow", "The roar of far off black jets" e "Music from kill the house of lights" que são apenas vinhetas instrumentais. Preferida: "Voices on a string", veja que linha de baixo linda ela tem.
Commom existences (2009)
Ainda não consegui baixar, depois faço um post apenas para esse álbum.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Nunca tinha ouvido sequer o nome dessa banda, até você comentar esses dias.
Vou ouvir algo :)
Postar um comentário