Eu sei que quem ler vai negar até a morte, mas aqui vai os meus motivos pra afirmar que as bandas Muse, Thrice e The Strokes são as "salvações" do rock moderno:
NOTA: Enquanto existirem bandas clássicas lançando CD, o rock está a salvos (eu citaria bandas clássicas AC/DC e Iron Maiden e outras que eu não quero lembrar, por preguiça)
Quem ouvir os primeiros CDs do Thrice especificamente, vai falar que é mais uma bandinha de Post Hard Core que percebeu que "emo" não tava mais na moda e partiu pro alternativo...
A primeira impressão que causa é essa mesmo, Os 3 primeiros CDs (Identity Crisis 2001, Illusion of Safety 2002 e The Artist In The Ambulance 2003) tem muito de Hard Core e Post Hard Core, porém, o que me chama a atenção é que é uma banda que descobriu o estilo antes mesmo de ele existir no mundo inteiro. Se vocês forçarem a memória vão se lembrar que entre 1999 e 2004 bandas como Blink 182, Millencolin, Green Day e outros Pop Punk estavam pulsando na cabeça e nas rádios (especialmente dos EUA) e é a partir de 2003/2004 que bandas como Alexisonfire, Alesana e Underoath começam a fazer fama nos EUA, fazendo o estilo crescer, mas lembre-se que em 2003 Thrice lança seu último álbum de Post HC.
Em 2005 eles lançam o Vheissu, álbum que mantém o peso mas começa a partir pra um lado mais experimental do estilo, explorando teclados, pianos e efeitos de voz e guitarra, coisa que até então, as bandas de Post HC do momento se recusavam a fazer.
A partir de 2007 que algumas bandas do HC começam a "sair do armário" e assumir suas influências mais alternativas, que é justamente o ano em que o Thrice lança o "The Alchemy Index" álbum quadruplo econceitual, tendo cada CD um estilo TOTALMENTE diferente daquele que a banda se propôs a fazer no começo da carreira.
O mesmo ocorre com os The Strokes, que em 2001 lançam seu primeiro CD (Is This It), que é um total resgate ao estilo rock-junkie de ser, desses que a gente ouve que o vocalista morre de overdose/suicídio antes dos 27 anos ou coisa parecida (Joy Division, Nirvana, AC/DC, Led Zeppelin [no caso o baterista]) e lembra que eu falei que entre 1999 e 2004 o surto era Pop Punk "Malhação"?
Foi uma banda de extrema coragem ao lançar um álbum que fugia dos padrões dos EUA, um rock que chega a ser até um tanto quanto britânico, com alguma influência nas bandas punks da década de 70, um pouco de Lou Reed e outras coisas mais cruas.
Os álbuns que seguiram (Roon on Fire 2003 e First Impressions of Earth 2006) mantém a inovação dentro da "crueza" do rock n' roll dentro do estilo junkie de ser.
Vale lembrar que uma banda que tem um estilo "parecido" com o The Strokes e que surgiu 'antes' foi o The Hives, na Suécia.
E quanto ao Muse, vou deixar de lado as citações dos CDs, porque a principal característica da banda (além de ser um Power Trio) é o fato de eles se unirem aos efeitos sampleados de forma quase agressiva, mesclando toques de classiscismo em suas canções, ora pesadas e ora suaves.
E é só!
Discordem a vontade ;D
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário